Nossa Timeline

A idéia de imigrar para o Canadá surgiu no início de 2019.

Estávamos insatisfeitos com algumas coisas no Brasil, e alguns acontecimentos nos fizeram tomar a decisão de colocar em prática nossa vontade de morar fora, que já existia há algum tempo.

Temos amigos morando no Canadá, e o relato deles de como está sendo viver em terras geladas foi o que nos chamou a atenção para o país. Pesquisando melhor sobre como é a vida no Canadá, nos encantamos e decidimos que este seria o nosso destino.

Então, colocando numa sequência temporal, nossa tajetória é esta até o momento:

 

  • Janeiro e Fevereiro de 2019

Pesquisa sobre como é a vida no Canadá

  • Março de 2019

Me candidatei a uma vaga interna de trabalho que surgiu na multinacional em que eu trabalhava: seria um sonho ir já com emprego garantido! Porém não passei no processo seletivo.

  • Abril de 2019

Prosseguimos com as pesquisas, para aprender tudo sobre o processo de imigração: quais os passos, quanto custa, como é a vida em diversas províncias. Maratonamos vários canais de YouTube. Um dos que mais nos ajudou foi o dos Irmãos Prezia. Também gostamos muito dos vídeos do Canadá Diário, Zarillo Neto, Brasileiros em Halifax, Amanda Araújo, Mandy e Mais no Canadá

  • Maio de 2019

Tirei o visto dos EUA, para o caso de precisar fazer escala por lá no vôo para o Canadá, e também para facilitar a aprovação do visto Canadense.

  • Junho e Julho de 2019

Estávamos decididos a morar em Toronto e imigrar através de uma job offer da empresa onde eu trabalhava. Como havia a promessa de novas vagas em breve devido à uma expansão no escritório de Toronto, ficamos aguardando por isso.

  • Agosto de 2019

Surgiu a vaga interna na minha empresa! Apliquei, mas novamente não fui aprovada. Então decidimos não contar mais com esta possibilidade, e passamos a correr atrás do plano B: imigrar com visto de estudos.

Ansiosos por dar logo o primeiro passo, enviamos a documentação que julgávamos ser necessária para fazer a tradução juramentada. Fizemos com uma empresa canadense, a Docs Base Canada. Adoramos o serviço deles, rápido e preço razoável – foi o valor mais barato que encontramos para tradução juramentada, apesar de este serviço em si não ser muito barato.

Porém acabamos traduzindo alguns documentos que não precisava, e com isso tivemos gastos desnecessários. Depois escreveremos um post específico sobre este assunto para dar mais detalhes.

  • Setembro de 2019

Enviamos os nossos diplomas e históricos da faculdade para o WES, para fazer a validação internacional de nossa graduação. É bom fazer isso com antecedência, pois é uma das etapas mais demoradas do processo: entre enviar os documentos, aguardar o processamento, e receber os documentos de volta, são cerca de 4 meses.

Também fomos a alguns eventos presenciais sobre imigração para o Canadá, feiras de colleges, e uma palestra da Hi Bonjour que nos esclareceu muitas dúvidas.

  • Outubro de 2019

Fizemos uma vídeo chamada com a Hi Bonjour para orientação de estudos, já que agora nosso plano era fazer a matrícula num college para conseguir o visto de estudos. Neste período começamos a questionar se realmente iríamos para Toronto, pois os valores de College lá são bem mais altos. E começamos a pesquisar outras cidades de Ontário e até mesmo outras províncias.

Nossos históricos da faculdade chegaram à WES, e começamos a vender os primeiros móveis.

  • Novembro de 2019

Fizemos uma vídeo chamada de Planning com a Van Sweet Home, que nos ajudou muito a detalhar todos os custos que teríamos com a mudança, e mensalmente vivendo lá. Recomendamos muito os serviços de planning e housing da Van Sweet Home, é muito esclarecedor. Foi quando decidimos de fato que nosso destino seria Halifax, na província de Nova Scotia.

A validação dos nossos diplomas foi concluída na WES, mas ainda precisávamos aguardar os documentos chegarem ao Brasil.

  • Dezembro de 2019

Recebemos a documentação da WES com a validação dos nossos diplomas, etapa concluída!

Fizemos nossas provas do IELTS: os dois fizeram a prova general e eu tive que fazer também a versão academic, para a matrícula do college. Para estudar para a prova, recomendamos o próprio site do IELTS, que após o agendamento fornece acesso à uma área de estudos preparatórios para o teste. E também um podcast chamado Ielts Energy, que tem dicas excelentes.

  • Janeiro de 2020

Recebemos os resultados do IELTS, conseguimos nota suficiente para fazer a matrícula no college! Eu atingi o CLB 8, e meu esposo o CLB 4, suficiente para os processos de imigração das Províncias do Atlântico, então está tudo encaminhado.

Imediatamente apliquei para o college, o Nova Scotia Community College, e recebi a aprovação ainda no final de janeiro.

Me desliguei da empresa em que trabalhava; contratamos o plano de housing da Van Sweet Home.

  • Fevereiro de 2020

Fizemos uma consultoria com o Lucas da Maritimes Immigration, para ter uma orientação sobre os detalhes de como aplicar para o visto no site do governo canadense. Foi uma conversa maravilhosa, o Lucas nos orientou muito bem sobre cada detalhe da aplicação, coisas importantes para mencionar na carta de intenção, e nos deixou bem à vontade para dar entrada sozinhos ou contratá-lo para fazer a aplicação por nós. Indicamos demais os serviços dele!

  • Março de 2020

Fomos até Recife fazer os exames upfront, para poder fazer a aplicação para o visto já com esta etapa adiantada.

Demos entrada no visto, e terminamos de vender os últimos móveis que faltavam. Entregamos nosso apartamento e nos mudamos para a casa de um amigo, onde passaríamos dois meses antes de embarcar para o Canadá – o tempo de receber o visto.

Poucos dias depois de aplicar, recebemos a carta para fazer a biometria. Mas quando íamos agendar a biometria… fronteiras fechadas e quarentena!

  • Abril de 2020

Ainda estávamos absorvendo a nova realidade com que nos deparamos. Acreditávamos que tudo passaria logo, e continuamos as reuniões com a equipe da Van Sweet Home, vendo opções de apartamentos para alugar em Halifax.

Começamos a nos assustar com a disparada da cotação do dólar canadense.

  • Maio de 2020

Recebemos a aprovação dos nossos exames médicos no processo de solicitação de visto. Foi emocionante receber uma atualização, significava que nossa solicitação estava seguindo em análise, apesar de toda a situação.

O dólar começou a dar sinais de queda, então começamos a comprar dólares canadenses e deixar guardado em saldo na Transferwise.

  • Junho de 2020

A ficha começou a cair de que o isolamento social e as fronteiras fechadas durariam muito mais do que gostaríamos. Então tomamos a difícil decisão de adiar o college para 2021, e suspendemos as buscas por apartamentos em Halifax. Sonho adiado por um ano…

O dólar teve uma forte queda, e aproveitamos para comprar mais CAD para nosso saldo na Transferwise, conseguimos a cotação de R$ 3,60 🙂

  • Julho de 2020

Como vamos passar mais um ano no Brasil, decidimos sair da casa do nosso amigo e alugar um apartamento mobiliado. Não faz sentido comprar móveis para usar durante um ano e depois ter que vender tudo outra vez.

  • Agosto de 2020

O Canadá dividiu o processo de aprovação de vistos em duas etapas, e nós recebemos a Pré-Aprovação!!!!

Mesmo sabendo que só iremos no próximo ano, estamos explodindo de felicidade, significa que temos um sim 🙂 e tão logo os VACs reabram iremos fazer a biometria para finalmente receber a aprovação completa e seguir para o Canadá.

 

Tem sido uma aventura e tanto, mas estamos firmes e fortes no nosso propósito, e temos certeza de que esta será uma história cheia de aventuras para contarmos aos nossos netos, no aconchego do nosso lar canadense em uma reunião de dia de Ação de Graças.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *